Seu intestino vive preso?
Prisão de ventre e intestino preso são os nomes populares pelos quais é conhecida a constipação intestinal, um problema comum em idosos e que gera dificuldade persistente para evacuar.
AFINAL, O IDOSO PRECISA EVACUAR DIARIAMENTE?
Não! No idoso, hábitos intestinais que não sejam diários podem ser normais! O envelhecimento sozinho pode diminuir o ritmo das evacuações. Só se considera constipação, quando ocorrem 2 ou menos evacuações por semana e/ou o esforço para evacuar é grande demais.
QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS CAUSAS?
Além do envelhecimento, as causas mais comuns costumam ser a dieta pobre em fibras, a baixa ingestão de líquidos, o sedentarismo, assim como o consumo de alimentos industrializados. Algumas doenças(do intestino ou não) e o uso de alguns medicamentos podem gerar a constipação.
QUAIS AS COMPLICAÇÕES PARA O IDOSO CONSTIPADO?
Além de dores e desconfortos na hora de evacuar, pode-se formar o temido fecaloma, massa de fezes endurecidas, que se deposita e interrompe o trânsito intestinal. O fecaloma aparece mais nas pessoas com dificuldade de locomoção, como acamados e cadeirantes.
COMO O NUTRICIONISTA PODE ME AJUDAR?
A maioria dos pacientes já se beneficia com mudanças na dieta e estilo de vida(exercícios). Abaixo, seguem algumas orientações:
– Vá ao banheiro sempre que tiver vontade;
– Beba muito líquido (se não houver contraindicação médica);
– Aumente o consumo de fibras, com sementes ou farelos integrais (linhaça ou aveia) ou consumindo frutas, se possível com casca ou com bagaços;
– Prefira as frutas laxativas: kiwi, abacaxi, laranja, tangerina, ameixa, uvas, mamão, manga, melão, caqui, morango e abacate;
– Prefira vegetais folhosos como alface, couve, rúcula e repolho;
– Consuma cereais integrais, leite fermentado e iogurte.
Às vezes, medicamentos laxantes podem ser necessários. Uma boa revisão de remédios e doenças que podem contribuir para o quadro é útil. Consulte seu médico!
Gostou dessas dicas? Que tal já colocá-las em prática?!